FUNETEC-PB discute criação de fundo patrimonial

06/02/2020 00:00:00


Durante toda a manhã de ontem, quarta-feira (05), o corpo diretivo da FUNETEC-PB esteve reunido para tratar da implementação do fundo patrimonial da instituição, que segue as diretrizes da Lei Federal 13.800, de 2019, que autoriza as fundações de apoio às instituições de ensino público superior a atuarem como organizações gestoras de tais fundos.

Os fundos patrimoniais, também conhecidos como endowments, são uma ferramenta importante para ajudar na captação de recursos privados a serem revertidos em favor da pesquisa científica no Brasil.

Com a iniciativa, a FUNETEC-PB visa garantir maior capacidade de investimentos na execução de projetos de extensão e pesquisa nas áreas da cultura, educação, tecnologia e meio ambiente.

Segundo o Superintendente da FUNETEC-PB, Anselmo Castilho, os fundos patrimoniais vão significar um importante caminho para o financiamento da pesquisa no país.  “O Fundo Patrimonial e outras formas de captação de recursos compõem um movimento consistente da FUNETEC-PB com o propósito de diversificar receita e ampliar nossa capacidade de oferecer soluções e alternativas em favor do desenvolvimento social, econômico e tecnológico”.

A experiência internacional tem mostrado que os fundos patrimoniais têm representado importante fonte de receita para instituições públicas, em especial doações direcionadas para universidades e entidades de conservação do patrimônio histórico.  Destacam-se, nesse quesito, os Estados Unidos, onde as suas mais importantes universidades possuem fundos bilionários. A Universidade de Harvard, por exemplo, possui um fundo cujo patrimônio é estimado em US$ 37,6 bilhões. Outras universidades de primeira linha, como Stanford, Princeton e Yale, administram fundos com patrimônios estimados entre US$ 20 e 25 bilhões.

 

Sobre a FUNETEC-PB -  A FUNETEC-PB - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba - é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com Certificado de credenciamento no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como finalidade a promoção e prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais. Atua como parceira do IFPB a mais de 20 anos, construindo importantes capítulos na história da extensão, ao facilitar o desenvolvimento de novos projetos e fomentando as diversas áreas do conhecimento.





MAIS NOTÍCIAS

Semana da Caatinga reúne instituições em defesa do bioma em Picuí

24/04/2026 23:43:52

Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro   A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano



Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

10/04/2026 10:18:52

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,



Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva



Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada