
Dez anos depois de sua inauguração, o Cinema Aruanda da UFPB vai ganhar um projetor de alta definição, uma nova tela e mudanças no esquema de sonorização, entre outras melhorias na estrutura da sala de projeção de filmes. O resultado poderá ser conferido ainda neste primeiro semestre, graças ao projeto selecionado pela Lei estadual Paulo Gustavo e a parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que será responsável pela gestão dos recursos repassados pela Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB).
“O Cinema Aruanda é um importante equipamento da UFPB. Além de ser um cinema, ele também é um equipamento educativo, pois também é uma sala de aula para os alunos e professores pesquisadores do curso de cinema. Ele carecia de reformas e atualização nos seus equipamentos, e, graças à parceria entre a Funetec e a UFPB, nós fizemos o projeto para o edital da Lei Paulo Gustavo, que foi aprovado. Já recebemos os recursos e vamos proceder essa atualização dos equipamentos da sala de cinema e reforma”, informa Marco Vidal, assessor de projetos estratégicos da Funetec-PB.
A Sala Cine Aruanda, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB recebeu um financiamento de R$ 200 mil, inscrito na categoria “Instalação, ampliação ou manutenção de salas de cinema”, com registro da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Os recursos adquiridos por meio da Lei Paulo Gustavo serão administrados pela Fundação de Apoio – Funetec-PB, credenciada junto à Universidade em vários projetos vinculados à Educação, Tecnologia e Cultura.

“A Funetec entrou como proponente para podermos captar e gerir esses recursos que servirão para podermos fazer uma parte de sonorização, a instalação de uma nova tela e a compra de um novo projetor, também de cinema digital. Estamos iniciando o processo de negociação e contratação de uma empresa para fazer a parte de sonorização e montagem de tela, além da aquisição de um novo projetor e vamos preparar uma cabine de projeção, que separe o projecionista e os equipamentos de projeção do público”, ressalta o cineasta e professor Carlos Dowling, coordenador do Projeto Cinema Aruanda.
Segundo o professor Carlos Dowling, a expectativa da comunidade acadêmica é que a equipe técnica possa realizar até o mês de abril a fase de testes com os novos equipamentos e em breve reabrir o Cine Aruanda.
“A renovação do cinema deve acontecer ainda neste primeiro semestre do ano. Devemos fazer alguns testes agora em abril e maio para irmos afinando essa renovação e em breve teremos um evento de reabertura oficial do cinema. A ideia é atender as demandas do curso de cinema audiovisual, exibição cinematográfica, além das atividades de extensão. Vamos convidar a comunidade universitária, mas também convidar esse público que não tem vínculo formal com a universidade para também fazer o uso dessa sala de exibição, mostrando basicamente filmes independentes brasileiros e de outras nacionalidades, que estão fora do circuito comercial.

Sobre o Cinema Aruanda
O Cinema Aruanda fica no Bloco B do CCTA (Campus I da UFPB, em João Pessoa), com capacidade para até 200 pessoas. A sala inaugurada em 2013 tem em seu nome a homenagem in memoriam ao cineasta e professor da UFPB, Linduarte Noronha.
Além da sala, existe um projeto de Extensão denominado ‘Cinema Aruanda’, coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação, Fernando Trevas e com vice-coordenação de Carlos Dowling, também professor do referido Decom/UFPB.
O projeto atua no desenvolvimento e manutenção de um espaço de referência na exibição, difusão, disponibilização, popularização e compartilhamento de obras audiovisuais independentes, abrangendo cinematografias locais, regionais, nacionais e internacionais.
Esse trabalho engloba estudos e pesquisas de modelos de levantamento, catalogação, restauração, conformação, digitalização e remasterização em Cinema Digital, ou Vídeo de Alta e Ultra Definição (HD e HUD), e o compartilhamento presencial e/ou em rede de partes relevante da cinematografia paraibana.
Texto: Ascom Funetec com informações Ascom/UFPB
Fotos: Renato Brito
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está com duas novas vagas de trabalho abertas, destinadas aos setores de Projetos e Compras. As oportunidades estão sendo ofertadas por meio de ações afirmativas, ampliando a oportunidade e a promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho
O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras
Aos 55 anos, Creuza Pereira dos Santos redescobriu o mundo pelo ato simples e profundo de aprender a ler. Creuza é uma das cerca de 350 pessoas que, a cada semestre, têm acesso gratuito à conclusão do Ensino Fundamental e Médio dentro do campus universitário através da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu, na última quinta-feira (25), a autorização oficial para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sediado em Recife (PE)
Com o objetivo de inovar e fortalecer sua posição como referência na gestão de projetos em todo o Brasil, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) iniciou um amplo processo de reestruturação interna. A iniciativa busca otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior fluidez na execução dos 147 projetos atualmente geridos pela instituição, equilibrando eficiência operacional e segurança jurídica