O que está procurando?

Expotec abre inscrições gratuitas; Funetec é co-realizadora desta 10ª edição


01/07/2024 14:04:42

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 10ª edição da Expotec, a maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste. O evento será realizado de 06 a 09 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa, com o tema “Sustentabilidade Digital: Inovação para um futuro viável”. A Expotec é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Governo da Paraíba e Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). 

Gratuito e inovador, o evento comemora 10 anos de existência trazendo ao público debates, discussões e palestras sobre temas relacionados à tecnologia, sustentabilidade e inovação voltadas a empresas e startups de base tecnológica, sociedade civil, instituições governamentais, ONGS e estudantes da rede pública e privada. 

Este é o primeiro ano que a Funetec entra como co-realizadora do evento em parceria com a Anid e o Governo do Estado.  “É um momento de novas oportunidades que a Funetec está experimentando ao participar da realização da 10ª edição da Expotec. Somos uma Fundação de Tecnologia, Educação e Cultura e este será nosso primeiro grande evento que é a porta de entrada de vários outros que vamos realizar não apenas em João Pessoa mas fora da Capital. Estamos desbravando caminhos inéditos por onde a Fundação nunca trilhou junto com importantes parceiros. Com essa parceria temos certeza que  estamos caminhando confiantes nessa parceria de sucesso.”, disse Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.

A estimativa é de que em quatro dias o evento receba mais de seis mil pessoas no Centro de Convenções.  Os interessados poderão conhecer todas as novidades nas áreas de inovação e tecnologia e participar de palestras, mesas redondas, painéis, nas mais diversas áreas: sustentabilidade digital, educação, empreendedorismo e inovação e muito mais. Além disso, a Expotec terá apresentações culturais, feira criativa e sediará o 1º Encontro Regional de Exibidores de Cinema.   

“A Expotec chega aos 10 anos promovendo sua maior função que é o letramento científico e a educação tecnológica. A ciência é um mundo de novas descobertas a cada dia onde jovens e adultos precisam conhecer cada vez mais se interessar e aprender o que estamos fazendo na área de ciência e tecnologia é a Expotec é uma excelente vitrine. Além disso, nós cumprimos um papel importante que é unir a academia , o ensino técnico com a produção científica que está acontecendo nas Universidades e Institutos Federais de Educação aliando o saber científico com a necessidade prática das empresas para colocarem produtos revolucionários no mercado que tragam soluções eficientes para as pessoas e do próprio Governo de fazer Política Pública, o que chamamos de Tríplice Hélice que é um modelo de inovação centrado na colaboração de três elementos: as empresas, universidades e governo.” ressaltou Percival Henriques, coordenador geral da Expotec.

 

As inscrições para o evento são totalmente gratuitas e já estão abertas  no site https://www.expotec.org.br/2024/index.php. O foco da Expotec em 2024 está na Sustentabilidade Digital, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e antecipando discussões prévias à COP30. Os estudantes de cursos superiores que realizarem as inscrições gratuitamente terão direito ao certificado de 40 horas que podem ser usados como atividade extracurricular. 

 

Texto: Comunicação Funetec

Fotos: Comunicação Expotec

 





MAIS NOTÍCIAS

Agricultura Familiar

Dia Mundial do Desenvolvimento Rural: Funetec apoia projeto que garante água a agricultores de 390 municípios

O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras

Educação

EJA-UFPB: educação que reescreve histórias e transforma vidas

Aos 55 anos, Creuza Pereira dos Santos redescobriu o mundo pelo ato simples e profundo de aprender a ler. Creuza é uma das cerca de 350 pessoas que, a cada semestre, têm acesso gratuito à conclusão do Ensino Fundamental e Médio dentro do campus universitário através da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Notícia

Ampliação no Nordeste: MEC e MCTI autorizam Funetec como Fundação de Apoio do CETENE

  A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu, na última quinta-feira (25), a autorização oficial para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sediado em Recife (PE)

Funetec reestrutura operações para se consolidar como referência nacional em gestão de projetos

Com o objetivo de inovar e fortalecer sua posição como referência na gestão de projetos em todo o Brasil, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) iniciou um amplo processo de reestruturação interna. A iniciativa busca otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior fluidez na execução dos 147 projetos atualmente geridos pela instituição, equilibrando eficiência operacional e segurança jurídica

Notícia

Contas da Funetec são aprovadas no Conselho Curador. Relatório de Gestão 2025 coroa o trabalho pautado na transparência e integridade

Em reunião extraordinária, o Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) aprovou, por unanimidade entre os presentes, as contas de 2025 da instituição. O Relatório de Gestão, contendo Execução das Despesas, Demonstrativo Contábil, Relatórios Patrimonial e de Projetos, além de todas as ações das Diretorias Executivas no período, foi apresentado pelo superintendente Rodrigo Barreto