Aula Magna marca início do CapacitaSUAS/IFAL; iniciativa conta com apoio da Funetec
09/07/2024 17:13:39

Realizada nesta segunda-feira (8) a cerimônia que abriu o Curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, o CapacitaSUAS, edição 2024 em Alagoas. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió (IFAL), o governo de Alagoas e a Fundação de Educação, Cultura e Tecnologia da Paraíba (Funetec).
Na solenidade foram apresentados os principais objetivos e a estrutura do curso ministrado para 18 alunos nos Polos de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. Participaram aproximadamente 50 profissionais da Assistência , o pró-reitor de Extensão do IFAL, Gilberto Gouveia Neto; a secretária de Assistência Social do Estado, Kátia Born; João Ulisses Guimarães, secretário de Gestão Interna da Seades; e Patrícia Bezerra, coordenadora do Programa em Alagoas.
Para a diretora de projetos da Funetec, Ingredhy Dantas, o Programa CapacitaSUAS é importante não apenas por ser o primeiro projeto junto ao IFAL, mas por romper as fronteiras geográficas, consolidando a Funetec como uma fundação de apoio que atua fora da Paraíba.
“É o nosso primeiro projeto com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e participar como apoiadora de uma iniciativa que promove a educação que é um dos pilares essenciais da Funetec é uma grande felicidade para a Fundação. Estamos entusiasmados com a mudança que o CapacitaSUAS já está promovendo na vida dos estudantes selecionados para participar desses cursos”, disse Ingredhy Dantas.
CapacitaSuas – O curso tem como objetivo a capacitação e formação dos trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social e contempla as demandas do Plano Estadual de Educação permanente. Ao todo serão quatro cursos nas áreas de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Vigilância Socioassistencial e Controle Social.
Os cursos – As aulas são presenciais com direito à bolsa-formação financiada pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), de responsabilidade da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A carga horária é de 40 horas, dividida em três a serem concluídos em agosto, podendo este prazo ser prorrogado e/ou alterado conforme necessidade institucional.
Texto: Comunicação Funetec e Comunicação IFAL
Fotos: Acervo IFAL