Funetec recebe representantes do Farol Digital, TRT e UFPB e firmam parcerias estratégicas para impulsionar a inovação na Paraíba

23/08/2024 17:13:54


A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu nesta sexta-feira (23) representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) e do HUB de Inovação Farol Digital para discutir a promoção do ecossistema de inovação e tecnologia na Paraíba

O superintendente Rodrigo Barreto, acompanhado da chefe de Gabinete Rejane Negreiros, recebeu Alek Maracajá, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-PB) e membro do Farol Digital; Ronaldo Farias, especialista e integrante do Laboratório de Inovação do TRT-13; Marcelo Moura, chefe da Divisão de Inovação do TRT-13; e José Bezerra, agente de Inovação da Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT) da UFPB.

O encontro teve como objetivo discutir e consolidar parcerias que visam fortalecer o ambiente de inovação paraibano. Rodrigo Barreto falou da importância desse movimento para o desenvolvimento regional: “o Farol Digital é um hub que reúne diversos atores do setor privado e público para impulsionar a inovação na nossa cidade. A Funetec, como catalisadora desse movimento, está sendo convidada a assinar um pacto de intenções que formaliza nossa participação ativa nesse ecossistema”.

A assinatura do pacto está agendada para o próximo dia 25 de setembro, quando será celebrado um novo marco na colaboração entre a Funetec e o Farol Digital. Barreto explicou os passos seguintes após a assinatura: “vamos lançar desafios tecnológicos para startups e empresas de base tecnológica, incentivando a resolução de problemas reais da comunidade e promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras.”

Há oito meses à frente da Funetec, Rodrigo refletiu sobre o impacto das novas iniciativas: “estamos em um momento pioneiro, e o reconhecimento do trabalho da Funetec está crescendo. A nossa missão de promover o desenvolvimento regional está sendo bem recebida e já está gerando frutos significativos para a inovação em nossa cidade.”

Para Alek Maracajá, a parceria Funetec representa um passo importante no fortalecimento das bandeiras dos diversos segmentos que compõem o hub da inovação: “a inovação exige uma sinergia entre diferentes setores. O Farol Digital já conta com uma vasta rede de startups e parceiros, e a inclusão da Funetec é fundamental para ampliar e fortalecer essa rede”.

O encontro desta sexta “foi um marco significativo na integração de esforços entre instituições de ensino, justiça e inovação, e representou um passo importante para o futuro tecnológico da Paraíba”, complementou Rodrigo Barreto. 

É a Funetec reafirmando sua posição como motor da inovação e do desenvolvimento.

Farol Digital - Capitaneado pelo Sebrae, o Ecossistema de Inovação do Farol Digital possibilita que os empreendimentos relacionados com o Hub tenham auxílio na estruturação dos seus respectivos negócios, proporcionando o crescimento e gerando impactos sustentáveis. O ambiente de inovação também proporciona um maior relacionamento entre empresas e instituições, com oportunidades de trocas com potenciais investidores, grandes empresas e mentores.

Marcelo Moura, chefe da Divisão de Inovação do TRT-13, explicou que o papel do Farol Digital é mobilizar o ecossistema de inovação para transformar João Pessoa em um polo de destaque nacional. “A chegada da Funetec nesse movimento traz novas oportunidades para a integração e o desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou.

 

Texto e fotos: Comunicação Funetec

 





MAIS NOTÍCIAS

Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026 movimenta João Pessoa com inovação jurídica e valorização cultural

01/05/2026 08:27:16

Realizado pela Funetec, o maior evento do setor de fundações de apoio reuniu especialistas de todo o país no Theatro Santa Roza, unindo segurança jurídica e pertencimento à história paraibana Foi com a missão de construir segurança jurídica, mas também de celebrar cultura e pertencimento, que a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, o Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do CONFIES 2026



29 anos da Funetec: a Fundação genuinamente paraibana que conquistou o Brasil

29/04/2026 18:42:01

  Nascida nos corredores do IFPB, a Funetec transformou o sonho de 48 instituidores em uma referência nacional de gestão de projetos  Tudo começou em uma pequena papelaria dentro da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB)



Semana da Caatinga reúne instituições em defesa do bioma em Picuí

24/04/2026 23:43:52

Evento realizado pela Funetec abre caminho para a discussão de soluções de preservação do ecossistema exclusivamente brasileiro   A I Semana da Caatinga – Reserva Particular Olho D’Água das Onças foi aberta na manhã desta sexta-feira (24), na zona rural de Picuí, no Seridó paraibano



Funetec sedia Encontro Nacional do Colégio de Procuradores do Confies 2026, em João Pessoa

10/04/2026 10:18:52

Com dois dias de programação, o evento promoverá um debate qualificado sobre inovações voltadas ao fortalecimento da segurança jurídica e ao aprimoramento da conformidade legal,



Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva