O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30 realizou, na última sexta-feira (12), a cerimônia de premiação dos 42 municípios paraibanos que se destacaram na implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade, que marcou a abertura oficial do evento, aconteceu no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e reuniu autoridades, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com base na Plataforma ODS-PB, desenvolvida pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA/UFPB). A ferramenta utiliza dados de mais de 20 fontes oficiais, organizados em 145 indicadores sociais, econômicos e ambientais, para calcular o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba (IDS-PB).
Reconhecimento institucional
Buba Germano, idealizador da emenda parlamentar que viabilizou a criação da plataforma e atual embaixador do desenvolvimento sustentável da Paraíba, destacou que o prêmio é uma forma de transformar ciência em políticas públicas.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo pioneiro ao financiar a criação da Plataforma ODS-PB, que hoje é referência no Brasil. Essa premiação reconhece o esforço dos municípios que avançaram, mas também mostra que temos uma base sólida de indicadores para orientar gestores e cobrar resultados. É ciência a serviço da gestão pública e da sociedade”, afirmou Germano.
Representando o governador João Azevêdo, a secretária de Meio Ambiente da Paraíba, Rafaela Camaraense, levou uma mensagem de incentivo aos municípios, ressaltando o compromisso do Estado em alinhar suas políticas às diretrizes da ONU e reforçando que a sustentabilidade é prioridade para a gestão.
Já a reitora do IFPB, Mary Roberta, lembrou a importância histórica do momento, especialmente por acontecer no campus João Pessoa, e destacou o papel da emenda 136, que garantiu recursos para viabilizar a Plataforma ODS-PB e consolidar a iniciativa.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, afirmou que o reconhecimento aos municípios mostra que a Paraíba está no caminho certo: “Premiar os gestores que conseguiram alinhar suas políticas aos critérios da ONU é valorizar quem faz diferente e inspira outras cidades. É a Paraíba mostrando ao Brasil que é possível desenvolver de forma sustentável”, destacou Galdino.
Municípios premiados
Foram premiados os três municípios com melhores resultados no IDS-PB em cada uma das 14 regiões geoadministrativas do estado, totalizando 42 reconhecimentos.
Um marco rumo à COP 30*O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou que abrir o Festival com a premiação é simbólico para o fortalecimento da pauta:
“O Prêmio Município Sustentável consolida a Paraíba como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. É uma honra reconhecer os municípios que estão transformando dados em ações e mostrar que a ciência pode orientar boas práticas de gestão. Esse é o espírito do nosso Festival”, afirmou Barreto.
A premiação integra a programação do Festival Funetec, que segue até o dia 14 de setembro com debates, feiras, hackathon, atividades culturais e apresentações artísticas, posicionando a Paraíba como referência nacional em inovação, cultura e sustentabilidade, em preparação para a COP 30, que será realizada em 2025 no Pará.
Confira a lista:
* 1ª Região: João Pessoa, Sapé e Lucena
* 2ª Região: Casserengue, Solânea e Araruna
* 3ª Região: São Domingos do Cariri, Boa Vista e Olivedos
* 4ª Região: Frei Martinho, Pedra Lavrada e Cubati
* 5ª Região: Camalaú, Gurjão e Caraúbas
* 6ª Região: São José do Sabugi, Várzea e Junco do Seridó
* 7ª Região: Pedra Branca, Aguiar e Olho d’Água
* 8ª Região: São José do Brejo do Cruz, Catolé do Rocha e Brejo dos Santos
* 9ª Região: São João do Rio do Peixe, Santa Helena e Poço Dantas
* 10ª Região: São Francisco, Vieirópolis e São José da Lagoa Tapada
* 11ª Região: Manaíra, Juru e Água Branca
* 12ª Região: Pedras de Fogo, Itatuba e São Miguel de Taipu
* 13ª Região: Aparecida, Pombal e São Bentinho
* 14ª Região: Mamanguape, Mataraca e Capim
O Festival Funetec é uma realização da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba, com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba e patrocínio do Ministério do Turismo e Banco do Nordeste.
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933