
Com investimentos acima de R$ 1,4 milhão o espaço recebeu melhorias na estrutura física e equipamentos modernos para exibição dos filmes em 4K
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, participou da cerimônia de entrega da reforma da sala de cinema do tradicional Cineteatro São José, em Campina Grande. O evento integrou a programação comemorativa dos 161 anos da cidade e contou com a presença do governador João Azevêdo, além de autoridades e artistas locais.
A sala volta a receber o público com novos equipamentos que proporcionam uma experiência cinematográfica aprimorada. Entre as aquisições está o projetor digital SP4K-12C, que utiliza tecnologia de projeção DCP e oferece resolução 4K nativa a laser, garantindo imagens de altíssima definição e fidelidade. Além disso, foram realizadas melhorias na parte elétrica, iluminação, mobiliário e sistema de segurança eletrônica.
Inaugurado em 1945, o equipamento cultural possui capacidade para 140 espectadores, incluindo espaço reservado para cadeirantes. A sala é mantida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e contará com o apoio da Funetec em sua gestão.
Durante o evento, o governador anunciou uma parceria entre a Funetec e Funesc para a realização do processo seletivo público que contratará profissionais para atuarem nas atividades permanentes da Sala de Cinema do Cineteatro.

O superintendente Rodrigo Barreto destacou a relevância da entrega do espaço e o retorno do funcionamento da sala de cinema, que volta a ser uma referência cultural para Campina Grande e região metropolitana após quatro décadas.
“A Funetec está muito feliz em poder fazer parte desse momento histórico para a Rainha da Borborema: a reinauguração do Cine, que, após 40 anos, é devolvido à sociedade e conta com o apoio da Funetec para dar vida a esse espaço, difundindo conhecimento, levando o audiovisual e a cultura ao nosso povo”, destacou Rodrigo Barreto.

O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, avaliou como positiva a parceria entre as instituições na gestão administrativa e financeira de iniciativas culturais no estado.
“Já temos parcerias sólidas com a Funetec e hoje damos mais um passo importante com a Fundação ao nosso lado na gestão do Cineteatro. Uma parceria que começou em João Pessoa e agora rompe os limites municipais, chegando a Campina Grande, sempre com a missão de oferecer ao público um serviço de qualidade e fomentar a cena cultural”, comentou Pedro Santos.
O evento foi encerrado com uma sessão especial que exibiu curtas-metragens paraibanos: Céu (Valtyennya Pires), A Fome de Lázaro (Diego Benevides), Pantera dos Olhos Dormentes (Cristall Hannah e Ingsson Vasconcelos) e Déjà Vu (Carlos Mosca). Todos foram selecionados por meio do primeiro edital do Curta Bangüê.
Após as exibições, o público prestigiou apresentações da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes, Suellen Maria, DJ Herbíssimo e VJ Riegulate.
TEXTO: Renato Britto com Assessoria
FOTOS: Renato Britto
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933