
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade.
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). O encontro, realizado em Brasília, teve início na quarta-feira (15) e foi até esta sexta-feira (17), reuniu mais de 500 participantes para discutir o papel das fundações na gestão de projetos e iniciativas em todo o país.
Com o tema “Fundações de Apoio: Inovações Tecnológicas, Sustentabilidade e Sociedade”, o evento se consolida como o maior encontro de gestores do Brasil, abrindo espaço para a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre as fundações. Durante o evento, foram apresentadas iniciativas desenvolvidas em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, nas áreas de educação, tecnologia, meio ambiente, inovação e cultura, ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.
A temática também dialoga com os debates que serão destaque na COP30, a Conferência do Clima que acontecerá em Belém (PA), no mês de novembro, abordando temas relevantes como transição energética e financiamento climático. A conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações da sociedade civil e representantes de governos para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas, incluindo a redução de emissões e a preservação da biodiversidade.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou a importância da participação da Fundação no evento, inserida em diversos fóruns, como uma oportunidade de aprimorar práticas e compreender de forma mais ampla o fortalecimento e a dinâmica das Fundações em todo o Brasil.
“A Funetec, mais uma vez, marca presença no CONFIES, o principal evento do calendário anual das Fundações de Apoio. Desta vez, trouxemos todas as diretorias para participar de discussões que vão desde boas práticas de governança, comunicação e agenda regulatória até a reforma tributária, um tema bastante relevante que permeou todo o encontro. Estar presente no Congresso é uma oportunidade de nos mantermos atualizados e, assim, entregarmos o melhor aos nossos parceiros e clientes”, declarou Rodrigo Barreto.
Representaram a Funetec o superintendente Rodrigo Barreto; a diretora de comunicação e chefe de gabinete, Rejane Negreiros; a diretora de projetos, negócios e relações institucionais, Ingredhy Dantas, e o diretor jurídico, Diego Cazé.
Na oportunidade, foi entregue oficialmente o Termo de Compromisso de Apoiador Institucional, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU) ao CONFIES, celebrando a parceria no Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e reforçando o papel da instituição, que reúne mais de 100 Fundações de Apoio às IFES, IFs e ICTs em todo o país.
O documento atribui grandes responsabilidades ao CONFIES, com o objetivo de ampliar sua participação no fomento à cultura de integridade e contribuir para a construção de um ambiente mais justo e responsável para toda a sociedade.
Com uma ampla programação de fóruns, oficinas, mesas-redondas, painéis e assembleias voltados à governança, comunicação, contabilidade, compras, compliance, tecnologia da informação e área jurídica, o congresso também abordou temas relacionados à integridade, empreendedorismo, sustentabilidade, uso da inteligência artificial no ecossistema de CT&I e o papel das Fundações de Apoio no Brasil de hoje e do futuro.
O diretor jurídico da Funetec, Diego Cazé, participou do Fórum dos Procuradores, que discutiu temas relevantes para o cenário das Fundações de Apoio, ligados aos impactos da Reforma Tributária, atualização das atividades da coordenação do colégio de Procuradores, fortalecendo o ecossistema do direito.
“Pela primeira vez participo do CONFIES, um Congresso nacional que já marca o calendário e serve de referência ao juntar pessoas das Fundações de Apoio de todo o Brasil, que traz temas importantíssimos levantando o debate sobre o direito e da prática de gestão que proporcionam momentos de troca e experiência. O CONFIES mostra um pouco do Brasil dentro de muitos Brasis, porque nós temos fundações de apoio de todos os estados aqui representados e muito nos orgulha trazer a bandeira da Paraíba e falar um pouco da expertise que a Funetec desenvolve na gestão de projetos ao longo desses anos”, destacou Diego Cazé.
Entre as novidades do CONFIES deste ano estão os Fóruns de TI, Compliance e Compras. Destaque para o Fórum de Comunicação, que criou o Colégio de Comunicadores do CONFIES com o objetivo principal de “consolidar a imagem e da identidade das fundações de apoio como instrumentos estratégicos de apoio à ciência, tecnologia e inovação no
"Este Colégio está sendo estabelecido para ser um pólo de integração e coordenação estratégica. Seu propósito é amplificar o impacto da comunicação das Fundações de Apoio, facilitando a troca de conhecimentos e o alinhamento de ações. Nosso público-alvo é amplo: inclui a sociedade em geral, entidades governamentais, o meio acadêmico (universidades e institutos de pesquisa) e, igualmente importante, as próprias equipes internas e demais stakeholders. Fundamentalmente, o Colégio reforçará o valor da comunicação institucional dentro das Fundações. Todas as atividades serão regidas por uma Política clara de Comunicação e Transparência, lembrou Rejane Negreiros, Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação, que também participou do evento.
PRÊMIO BOAS PRÁTICAS
Durante o encontro, foi realizada a 7ª edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio – 2025, iniciativa que tem como objetivo conceder menção honrosa às Fundações associadas ao CONFIES que apresentaram práticas de gestão inovadoras e bem-sucedidas.
TEXTO: Renato Britto com Assessoria
FOTO: Comunicação Funetec
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos “Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933