
Pioneira na participação em iniciativas voltadas ao desenvolvimento produtivo na região Norte, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vai desenvolver um projeto voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, com foco inicial nas atividades que envolvem, desde a produção do grão até o seu consumo final, passando por etapas como o plantio, colheita, beneficiamento, torrefação, moagem e distribuição.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no Ifac, com a presença do reitor da instituição, Fábio Storch; do diretor-geral do Campus Rio Branco do Ifac, Cleiton Farias; da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida; e da gerente da Unidade de Cooperação e Inteligência Competitiva da ABDI, Cynthia Mattos. A Funetec foi representada pela diretora de projetos, negócios e relações institucionais, Ingredhy Dantas.
De acordo com Ingredhy Dantas, o projeto deixará muitos frutos não apenas para o Ifac, mas para todo o estado do Acre por ser uma iniciativa que promoverá capacitações e treinamentos por meio da educação.
“É com grande felicidade que a Funetec Esse é o primeiro projeto em parceria com grandes instituições do Acre, mas principalmente, por ser uma iniciativa que deixará muitos frutos não apenas no Ifac, mas principalmente, para o Estado do Acre como um todo. A parceria vai fortalecer a cadeia produtiva do café em todo o estado através de treinamentos, capacitações, suporte técnico aos empreendedores”, disse Ingredhy.
Autorizada ao Ifac desde 2024, esse é o primeiro projeto que a Funetec vai desenvolver no Acre. A seleção da Fundação foi feita por meio de chamada pública e habilitada conforme os critérios estabelecidos pela legislação federal, incluindo a Portaria Conjunta nº 257/2024 e a Resolução nº 23/CONSU/IFAC.
Com investimento total de R$ 3,77 milhões, o projeto terá duração de 24 meses e será implantado no Ifac – Campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia, onde deve fomentar a geração de negócios, qualificação técnica e fortalecimento das cadeias produtivas locais, como a do café, impulsionando a bioeconomia e promovendo a digitalização das empresas, além de atrair novos investimentos.

A iniciativa consiste na instalação do Aquiry InovaHub, primeiro centro de treinamento e capacitação voltado à inovação na capital acreana. O Hub integrará estruturas já existentes no Ifac, como o Laboratório Maker e a Incubac, a única incubadora de empresas em operação no Acre, consolidando o primeiro Centro de Inovação de Rio Branco.
O projeto, no primeiro momento, visa promover a qualificação técnica, a difusão de práticas inovadoras e o fortalecimento da cadeia do café no Acre, por meio da realização de cursos, eventos e iniciativas integradas que estimulem o empreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade e a valorização da produção regional.
Vão ser disponibilizados cursos e capacitações online nas áreas de de agronegócio (floresta-indústria), gestão da produção, marketing, logística, atendimento e segurança do trabalho; organização de eventos e maratonas de ideias que estimulem a inovação e o empreendedorismo; produção da série de videocasts, destinadas a divulgar conhecimentos, experiências e práticas inovadoras sobre a cultura acreana.
TEXTO: Renato Britto
Fotos: Assessoria IFAC
Mais de nove mil vagas foram anunciadas apenas para estudantes dos cursos da área de saúde na UFPB A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto, esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Formação Técnica para o Sistema Único de Saúde - FORMATEC SUS
Reunião na sede do BNB em Fortaleza contou com a presença da ALPB e discutiu a territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS17), projeto que será apresentado pela fundação paraibana na COP30 e pode ser ampliado para toda a região Nesta quinta-feira (30), em um passo importante para fortalecer sua atuação na região, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), acompanhada de representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), esteve na sede administrativa do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, para uma reunião de alinhamento estratégico
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933