O que está procurando?

Com apoio da Funetec, PREAMAR se reúne com representantes de área de proteção ambiental


11/09/2024 17:10:35


Representantes do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR), iniciativa que conta com o gestão administrativa e financeira da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), participaram na última terça-feira (10) da primeira reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Naufrágio Queimado. A área criada por decreto estadual corresponde a 10,2% da plataforma continental da Paraíba, e permite, com restrições, a atividade pesqueira amadora artesanal.

 

A reunião ocorreu no Espaço Oceano (Instituto de Pesquisa e Ação-InPact) localizado na praia do Seixas e contou com a participação da gestora da Unidade de Conservação, Maria Cristina Vasconcelos, representantes da sociedade civil, do poder público e de órgãos de controle ambiental como a Sudema e Semam além da Capitania dos Portos da Paraíba. A Funetec participa do programa através de uma parceria com o Governo do Estado e o IFPB, as entidades assinaram um termo de cooperação técnica e científica que assegura a execução do programa.

 

O professor Cláudio Dybas, que coordena o PREAMAR, aproveitou o encontro para detalhar os objetivos do programa, as metodologias e as etapas previstas que incluem a instalação dos recifes artificiais (estruturas colocadas no fundo do oceano que simulam um recife natural, e podem proteger ou atrair vida marinha) e áreas de mergulho temático. O Programa tem como meta o lançamento de 10.000 blocos de recifes artificiais, em 14 pontos da plataforma rasa da Paraíba, entre os municípios costeiros de Lucena, Cabedelo, João Pessoa e Conde.

A bióloga Karina Massai abordou o problema do branqueamento dos corais, fenômeno relacionado com as mudanças climáticas, e apresentou a proposta do PREAMAR para proteger esse ecossistema. Ao final, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado deu a anuência para seguir com os procedimentos para a instalação dos recifes de recrutamento larval e dos viveiros de corais. ‘Isso é crucial para o licenciamento ambiental que estamos pleiteando junto ao Ibama e nos coloca um passo mais perto de transformar o nosso litoral’, afirmou o professor Cláudio Dybas. 

O navio Naufrágio Queimado que leva o nome da APA foi construído em 1967 e era utilizado pelo serviço postal entre o Brasil e os Estados Unidos. Durante uma viagem ao passar pelo porto de Recife, o navio pegou fogo e afundou na praia de Tambaú.

 

TEXTO: Comunicação Funetec com IFPB

FOTOS: Carlos Soares / PREAMAR


 





MAIS NOTÍCIAS

Agricultura Familiar

Dia Mundial do Desenvolvimento Rural: Funetec apoia projeto que garante água a agricultores de 390 municípios

O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras

Educação

EJA-UFPB: educação que reescreve histórias e transforma vidas

Aos 55 anos, Creuza Pereira dos Santos redescobriu o mundo pelo ato simples e profundo de aprender a ler. Creuza é uma das cerca de 350 pessoas que, a cada semestre, têm acesso gratuito à conclusão do Ensino Fundamental e Médio dentro do campus universitário através da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Notícia

Ampliação no Nordeste: MEC e MCTI autorizam Funetec como Fundação de Apoio do CETENE

  A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu, na última quinta-feira (25), a autorização oficial para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sediado em Recife (PE)

Funetec reestrutura operações para se consolidar como referência nacional em gestão de projetos

Com o objetivo de inovar e fortalecer sua posição como referência na gestão de projetos em todo o Brasil, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) iniciou um amplo processo de reestruturação interna. A iniciativa busca otimizar os fluxos de trabalho e garantir maior fluidez na execução dos 147 projetos atualmente geridos pela instituição, equilibrando eficiência operacional e segurança jurídica

Notícia

Contas da Funetec são aprovadas no Conselho Curador. Relatório de Gestão 2025 coroa o trabalho pautado na transparência e integridade

Em reunião extraordinária, o Conselho Curador da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) aprovou, por unanimidade entre os presentes, as contas de 2025 da instituição. O Relatório de Gestão, contendo Execução das Despesas, Demonstrativo Contábil, Relatórios Patrimonial e de Projetos, além de todas as ações das Diretorias Executivas no período, foi apresentado pelo superintendente Rodrigo Barreto