Documentário nunca lançado comercialmente é destaque da programação gratuita, que inclui ainda sessões do projeto de Cinema Itinerante do Preamar.
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP30 chega ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, nesta sexta-feira (12), estendendo-se até domingo (14), para um final de semana com uma vasta programação cultural que une arte, conscientização ambiental e tecnologia.
Promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e patrocínio do Ministério do Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB), o Festival reúne workshops sustentáveis, exposições, atrações musicais, feiras de artesanato e uma mostra de cinema, com o objetivo de integrar cultura, sustentabilidade e inovação.
No universo cinematográfico, o público terá a oportunidade de assistir à sessão especial do documentário "Jackson na Batida do Pandeiro". A obra, que mergulha na vida e na arte do Rei do Ritmo, ainda não teve lançamento comercial nos cinemas nem em plataformas de streaming, tornando a exibição no Festival uma chance única para os amantes da cultura popular.
Marcus Villar, um dos diretores do filme, comentou o seu desejo de que esse filme seja visto pelo máximo de pessoas, eternizando assim a arte do paraibano, de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro. “Muita gente não conhece, não sabe da história de Jackson, e um festival desse, sem dúvida, é uma maneira de resgatar essa história e ecoar com força esse filme.” É uma iniciativa necessária para a preservação da cultura brasileira”, declarou.
Fechando a programação audiovisual, o Festival recebe o “Projeto de Cinema” Itinerante do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR). Com o apoio da Funetec, o programa executa a missão de levar a experiência do cinema para diversas cidades, democratizando o acesso à cultura. O público que comparecer ao anfiteatro poderá assistir a uma sessão de 4 curtas-metragens paraibanos, fechando o domingo com chave de ouro.
Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, reforçou a importância da cultura no evento: “Nós não conseguimos ter acesso à cidadania sem que tenhamos direito garantido à educação e à cultura, e a gente não pode falar da Paraíba sem falar da cultura. Somos um berço cultural de diversos artistas e de segmentos variados, então nada mais justo que uma programação que acolha essa diversidade”, disse.
Sábado (13/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar.
17h – Roda de conversa com o produtor Heleno Bernardo.
Domingo (15/09)
14h – Exibição dos curtas “A Pesca do Camarão” (Lucena, PB), “Os Gabiões” (Lucena, PB), “O Homem e o Mar” (Jacumã, PB) e “O Outro Lado” (Cabedelo, PB).
15h40 – Exibição do longa “Jackson - Na Batida do Pandeiro”, de Marcus
Vilar.
🕟 17h – Roda de conversa com o produtor Lúcio César.
As sessões são gratuitas e vão acontecer no Anfiteatro, localizado no primeiro andar do IFPB, com entrada gratuita. O espaço possui 60 lugares e os interessados podem garantir seu ingresso no site festivalfunetec.com.br.
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933