Emlur e Funetec consolidam parceria na gestão ambiental do evento, trabalhando juntas com consciência ecológica.
O Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura - Rumo à COP 30 coloca em prática um modelo de gestão ambiental que serve de exemplo para grandes eventos na cidade. Em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), o Festival implementou ações concretas que unem destinação correta de resíduos, geração de renda e educação ambiental.
Uma das iniciativas de maior impacto no Festival é a conversão de materiais publicitários em produtos sustentáveis. Banners, lonas e outros materiais de comunicação visual que seriam descartados são transformados em itens de bioeconomia por meio de um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
"Essa parceria começou no ano passado com materiais doados pelo Comitê Olímpico Brasileiro dos Jogos da Juventude, e agora ampliamos para o Festival Funetec", explicou Kênia Chaves, Diretora de Educação Ambiental da EMLUR. "Além do benefício ambiental, geramos renda para comunidades locais e fomentamos a economia circular."
Gestão de resíduos durante o evento.
A atuação da EMLUR no Festival será integral: desde a montagem até a desmontagem do evento. A empresa disponibilizará:
Impacto social e ambiental.
Além da transformação de materiais, a iniciativa fortalece políticas públicas já consolidadas em João Pessoa, como os programas:
A mensagem que fica é clara: sustentabilidade não é apenas um discurso, mas uma prática que requer engajamento de todos. A EMLUR reforça que está aberta a replicar esse modelo em outros eventos, levando serviços de coleta seletiva e educação ambiental para toda a cidade.
O Festival Funetec acontece de 12 a 14 de setembro no IFPB - Campus João Pessoa, com entrada gratuita. É realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), com apoio da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), e patrocínio do Ministério de Turismo (MTur) e do Banco do Nordeste (BNB).
Mais informações podem ser obtidas no site: festivalfunetec.com.br
Texto: Comunicação Funetec
Foto: Carlos Nunes
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933