Teve início nesta sexta-feira (12) o Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura, com a premiação dos municípios mais alinhados aos ODS da ONU e atrações culturais paraibanas, como Jaguaribe Carne, Gitana Pimentel, Totonho e Caburé. Quem realizou a apresentação da abertura foi o repentista, cordelista e escritor Oliveira de Panelas, que recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Sobre o Festival, o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destacou que a instituição já tem em seu nome os grandes propósitos do evento: Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba.
"Sendo um Festival de inovação, cultura e tecnologia, a gente já tem esse alinhamento próprio com os temas, e é uma honra abrir esse espaço que dá oportunidade aos nossos municípios para a discussão de temas que serão discutidos em novembro na COP30", disse o presidente.
Já a reitora do IFPB, Mary Roberta, onde o evento está sendo sediado, destacou que o Festival também está intrinsicamente ligado a tudo que o IFPB trabalha. Ela ressaltou ainda o Hackathon, que irá acontecer neste sábado, com a participação de alunos do IFPB, que irão desenvolver soluções alinhadas aos ODS para os municípios.
A abertura contou ainda com a apresentação do grupo de maracatu Baque Mulher, que tem 14 anos de luta e 36 filiais espalhadas pelo Brasil. O grupo promove o empoderamento feminino por meio do maracatu de baque, sendo um suporte de acolhimento às mulheres que integram o movimento.
A mesa de abertura contou ainda com as participações de Jaíldo Pequeno, instituidor da Funetec; Ricardo Ferreira, diretor geral do campus João Pessoa; a professora Maria Soraya Franco, representando a reitora Teresinha Domiciano, da UFPB; Ruth Sales Gama, reitora do Instituto Federal de Sergipe; e Buba Germano, representando a ALPB.
ODS e COP30 - O Festival é alinhado à COP 30, que será realizada no Brasil pela primeira vez em Belém(PA). A COP30 é um evento fundamental para o combate às mudanças climáticas e uma oportunidade para alinhar as ações globais com os ODS da Agenda 2030, com foco em soluções sustentáveis e justiça climática.
Texto:assessoria de comunicação
Fotos: Francisco França
Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta
Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões
A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa
A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933