
Desde 2020, iniciativa promove a capacitação de profissionais da educação em todo o Nordeste, com mais de 40 mil gestores escolares atendidos
“Desde os 17 anos, sou professora. Fiz magistério, por orientação da minha mãe, também professora, que veio de uma família de professoras. Motivada pela tradição familiar, trilhei uma trajetória de formação no campo da educação”, declarou Aparecida Nunes, professora da UFPB e coordenadora do eixo assistência técnica do Cecampe/NE.
15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores, data que simboliza o reconhecimento e valorização do papel dos educadores no processo de formação de estudantes. Por isso, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) destaca a presença dos professores dentro do Projeto Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe/NE), iniciativa apoiada pela Fundação e que já levou capacitação para mais de 40 mil gestores escolares no Nordeste.
Atuando como gestora de mais de 40 projetos e iniciativas na área da educação por todo o país, a Funetec, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), gerência desde 2023 a nova fase do Cecampe/NE, projeto criado em 2020 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas na Região Nordeste.
Aparecida iniciou a sua carreira aos 17 anos, quando concluiu o magistério, curso técnico de nível médio que habilita o profissional para dar aulas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Ali ela começava a seguir os mesmos passos da mãe, também professora. Em 2016, passou a atuar como docente do ensino superior no curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB.
Desde 2020, integra a equipe técnica do Cecampe/NE, contribuindo para a formação e capacitação de gestores de escolas urbanas, do campo, quilombolas, indígenas e dirigentes de educação em todo o Nordeste, um verdadeiro exemplo de como a educação transforma e promove mudanças de vida.

“Como coordenadora do Eixo Assistência Técnica e professora, ressalto o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada e, colaborar com a formação continuada dos profissionais que atuam frente à gestão do PDDE e das Ações Integradas, que são programas que transferem recursos financeiros para as escolas públicas brasileiras, a serem usados na melhoria da infraestrutura física e pedagógica, tem transformado a educação”, disse Aparecida Nunes.
PROJETO PREMIADO
Recentemente, o projeto foi reconhecido com o prêmio Elo Cidadão da Extensão – Edição 2024, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (PROEX/UFPB) por meio da Coordenação de Programas de Ação Comunitária. Na oportunidade, 73 ações de extensão foram contempladas, dentre elas o Cecampe recebeu na categoria melhor desempenho por centro. O prêmio reconhece, há 25 anos, iniciativas que se destacam na promoção da extensão universitária como prática transformadora e de impacto social. Hoje, o Cecampe/NE é um dos maiores projetos de extensão da UFPB, contando com 11 profissionais da educação e 25 bolsistas.
“A iniciativa configura-se como um projeto de pesquisa, mas também um projeto de extensão, ao tempo em que ele promove capacitações presenciais e à distância, desenvolve assessorias técnicas para os gestores das escolas urbanas, escolas do campo, escolas quilombolas, escolas indígenas e dirigentes de educação. Então é um projeto que alcança um número muito grande de pessoas, de educadores da comunidade”, destacou Aparecida Nunes.

TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Pedro Augusto
No Dia do Servidor Público, a história da professora Bagnólia Araújo Costa revela o impacto transformador da educação e do serviço público. Nascida em Patos, sertão da Paraíba, Bagnólia chegou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1982 como estudante da graduação em Farmácia e, desde então, sua trajetória se entrelaça com a história da instituição
Em vez de apenas observar, a Paraíba vai atuar como protagonista no maior evento climático do planeta. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) garantiu espaço na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA), para apresentar uma ferramenta inovadora que já mapeia o desenvolvimento sustentável dos municípios da Paraíba
Iniciativa da Funetec já doou mais de R$ 70 mil para AMEM em 11 edições O tradicional Bazar da Solidariedade da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), chega a sua 12º edição como uma alternativa para comercializar donativos e arrecadar dinheiro para serem entregues à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para Idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
Evento antecipa discussões da maior conferência climática do mundo e destaca o papel estratégico da Funetec e dos Institutos Federais na promoção de soluções sustentáveis para o Brasil A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e pela diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, participou do evento “IFs do Norte na COP30”, realizado em Belém (PA)
O Congresso reuniu mais de 500 representantes de Fundações de Apoio de todo o Brasil para discutir temáticas relevantes sobre inovação, sustentabilidade e sociedade. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), representada pelo superintendente Rodrigo Barreto e parte da diretoria executiva, participou do 8º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933